Comunidade São Judas Tadeu
Histórico da Igreja de São Judas Tadeu
A história da Comunidade São Judas Tadeu, localizada na Rua André Luiz Brizzo, 516, no bairro Vila Nova, em Paraguaçu Paulista, teve início com o empenho dos cursilhistas do Grupo São Paulo, formado por casais como Miguel e Neuza Canizares, Aparecido e Tereza Pinoti, Ângelo e Neuza Zanata, Lothar e Lídia Blum, Durvalino e Ana Maria Modesto, Natal e Josefa Canevari, Francisco e Iracema Gonçalves, Hildeberto e Ana Maria Costa, além do Dr. Aldo e Lourdes Monteiro Paes Leme. A ideia de construir uma igreja no bairro surgiu a partir da sugestão de Hildeberto Costa e, com a aprovação do grupo e a autorização do então pároco, Pe. Antônio Facco, o projeto foi iniciado.
A primeira providência foi encontrar um terreno, e Manoel Viana Azoia prontamente doou uma área de 10 por 10 metros próxima à Avenida Siqueira Campos. Após avaliação, o local foi considerado inadequado por ser pequeno e distante do centro do bairro. Manoel Azoia, compreendendo a necessidade, doou então um novo terreno de 30 por 30 metros, com frente para a Rua André Luiz Brizzo, além de oferecer a mão de obra para a fabricação dos blocos que seriam usados na construção da igreja. A escritura foi oficialmente doada à Mitra Diocesana de Assis em 23 de outubro de 1978, e a planta foi gentilmente fornecida, sem custos, pelo engenheiro da Prefeitura, Dr. Joaquim Carlos Cambraia.
Com o terreno e o projeto em mãos, o grupo organizou diversas campanhas, como rifas, bingos e bazares, para arrecadar os fundos necessários. Contudo, quando as paredes já estavam erguidas, uma tempestade derrubou toda a estrutura. Esse revés desanimou parte dos envolvidos, mas Miguel, Natal e Dr. Aldo persistiram com fé e contrataram o construtor José Archillas para retomar a obra. Nesse período, novas doações chegaram: um novo terreno, novamente doado por Manoel Azoia, foi rifado e ganho por José Maria Quijada; o telhado foi doado por Durval Garms e Carlos Arruda Garms; e outras campanhas continuaram a ser realizadas para garantir os recursos necessários.
Quando a construção estava próxima da conclusão, mas ainda sem parte elétrica, o senhor Miranda se ofereceu voluntariamente para instalar toda a rede elétrica, reformar os braços de luz e garantir a ligação com a rede da Prefeitura. O Pe. Geraldo Augusto de Oliveira, que então assumia a paróquia, sugeriu que o grupo entregasse oficialmente a igreja à comunidade para que esta assumisse a finalização da obra. Para as primeiras celebrações, Neuza Canizares conseguiu a doação de 40 carteiras escolares, e uma rifa americana foi realizada para adquirir um aparelho de som, com o valor excedente sendo revertido para a própria comunidade. A igreja foi, enfim, oficialmente entregue em 28 de outubro de 1980.
A partir de 1982, a comunidade passou a realizar suas próprias quermesses para arrecadar fundos, o que permitiu o reboco interno da igreja feito em
mutirão. Em 1983, a Prefeitura ficou responsável pelo reboco externo e pela construção de uma pequena sacristia e um mini posto de primeiros socorros. Mesmo sem estrutura ideal, a comunidade realizava encontros semanais e oferecia catequeses. Em 20 de janeiro de 1985, Pe. Geraldo celebrou a primeira missa no local, usando um altar móvel e 40 bancos comuns.
Com o tempo, houve a necessidade de ampliar a estrutura. Em 1986, foram construídas três salas nos fundos da igreja, uma das quais passou a ser utilizada como secretaria. Nesse mesmo ano, a primeira quermesse nesse novo espaço foi realizada em 22 de junho. Para dar suporte às comunidades urbanas e rurais atendidas, uma campanha resultou na compra de um veículo Volkswagen. Em agosto daquele ano, iniciou-se a reforma do presbitério, que foi finalizada em 1988 com a colocação de piso em granito. Os vitrais originais foram substituídos por vidros retangulares doados por Rubens Chiara. Em 1987, mais campanhas possibilitaram a instalação de forro de madeira, substituição das lâmpadas por fluorescentes, aquisição de ventiladores e instalação de linha telefônica.
Em novembro de 1990, finalizou-se a colocação de granito no restante do piso. Em 1991, foi construída uma cozinha nos fundos da igreja e os bancos foram substituídos por 56 bancos próprios, adquiridos por meio de nova campanha. A Prefeitura colaborou também com o calçamento do pátio. Em 1992, foram construídos quatro banheiros e um barracão para festas, que posteriormente foi rebocado e pintado.
A chegada dos freis da Ordem dos Agostinianos Recoletos em 23 de março de 1994 trouxe nova vida à comunidade. A igreja passou por melhorias significativas, como construção de muros laterais e de fundo, instalação de grades, nova pintura interna e externa, reforma dos banheiros, construção de nova sacristia e melhorias no salão de festas.
Com espiritualidade própria, todas as pastorais e movimentos funcionando, a comunidade se destaca pelo envolvimento ativo dos fiéis e pela organização sólida.
Houveram grandes obras de 2019 até 2020, como a reforma, estruturação e pintura de toda a igreja. A doação de uma imagem de São Judas Tadeu também se destaca entre esses anos.
A comunidade se destaca e abriga os peregrinos de São Miguel Arcanjo que viajam em romaria todo ano para o Santuário de São Miguel Arcanjo no Paraná.
Acontece na Comunidade
Missas:
Celebrações:
Grupo de Oração:
Atenção: horários sujeitos a alterações sem prévio aviso, conforme programação semanal da Paróquia
ACESSO RÁPIDO