Comunidade Santo Anjos da Guarda – Bairro Saltinho – Paraguaçu Paulista/SP
Histórico da Comunidade Santos Anjos da Guarda – Bairro Saltinho – Paraguaçu Paulista/SP
A Comunidade Santos Anjos da Guarda, carinhosamente conhecida como “Santinho”, está situada no tradicional bairro do Saltinho, zona rural de Paraguaçu Paulista/SP. Sua origem remonta aos anos de fé e união da comunidade local, formada por famílias simples e muito devotas.
O início da comunidade aconteceu de forma modesta, em uma pequena escolinha localizada abaixo de onde hoje se encontra a capela. Foi ali que começaram as primeiras celebrações: terços e missas que reuniam moradores do bairro em torno da fé cristã.
A doação do terreno para a construção da capela foi feita pelo casal Francisco Fermino de Paiva e Maria Justina de Paiva, que, movidos pela fé, cederam o espaço para erguer o templo. Não há registro exato da data de início da construção, mas o processo se deu de forma comunitária, com a colaboração de muitos moradores.
A senhora Benedita Pereira, conhecida por sua memória viva da comunidade, relatou que ajudava seu pai, José Tomás, a fazer tijolos na olaria para a construção da capela. O alicerce, por sua vez, foi feito com pedras trazidas da cachoeira, transportadas em carros de boi, uma imagem que retrata a simplicidade e a força do povo do Saltinho.
A capela recebeu o nome de Santos Anjos da Guarda a pedido do senhor Ricardo Ramos, pois era o santo da devoção de sua família. Contudo, o pároco da época também fez o pedido de uma imagem de Nossa Senhora das Graças, santa da devoção do casal doador do terreno. Assim, a comunidade passou a expressar sua fé de maneira plural, acolhendo essas duas devoções marianas e angelicais.
A construção contou com o esforço de diversos moradores, como o senhor Miguel Leite, que tinha conhecimento técnico, e tantos outros voluntários, incluindo José Tomás, Avelino Justino Ramos e sua esposa Honória. As imagens que adornam a capela foram doadas por Maria Justina Paiva, São João, São José, José Bueno Ribeiro e Maria Justina Ribeiro.
Já em 1952, a capela estava concluída, tornando-se um símbolo da fé, da união e da identidade do bairro Saltinho. Até os dias atuais, a Comunidade dos Santos Anjos da Guarda continua sendo um ponto de encontro e oração para os moradores da região, que preservam com carinho a memória daqueles que ajudaram a construir não apenas um templo, mas uma história de fé viva no coração da zona rural de Paraguaçu Paulista.
ACESSO RÁPIDO